08 julho 2015

Uma NOVA Cultura

Costumes Americanos #2


     Estou perto de completar dois meses nesse país, mas parece que estou aqui há muito mais tempo. Todo dia é um novo dia, diferente de ontem e consequentemente de amanhã. Porém, todos os dias me deparo com novas experiências e conhecimentos. Parece que é mentira, mas garanto que não. Mas, todos os dias, um novo costume americano passa pela minha vida "auperiana". 
     Considerando todos os costumes brasileiros aos quais estive cercada durante quase toda a minha vida, é automático e eu sempre fico me perguntando como eles conseguem fazer tal coisa. Estou me acostumando, aos poucos, com o que me parece bom. 
     Pois bem, mais uma lista: 

1. EDUCAÇÃO! Aonde quer que você vá, seja em uma loja, restaurante, farmácia, levar a sua criança para alguma aula, passear no parque, brincar na rua... Não importa, em qualquer lugar, sempre que você se deparar com um americano, ele vai te cumprimentar com um "Bom dia, boa tarde, boa noite", seguido de um "Como vai você? Como está sendo seu dia?". Você vai responder e consequentemente, ele ainda dirá "Tenha um bom dia (tarde ou noite)!" Se, sem querer, você esbarrou nele, entrou na frente ou algo do gênero, sempre você irá ouvir um "Sorry". Sempre que disser um "Obrigada", terá um "De nada". Quando cheguei, pensei que fossem meras formalidades, mas não, eles falam isso com um sorriso no rosto, eles tem prazer em dizer! É um costume que adotei aos meus dias. 
2. Ah, o TRÂNSITO! Cada estado americano tem suas próprias leis, sinais e regras. Felizmente, você consegue se adaptar facilmente à cada uma delas, estando sempre atento, é claro. O que mais me chama atenção é em como eles respeitam todos os sinais. Não tem aquele trânsito caótico, repleto de buzinas ou acidentes diários. Sem contar a organização com relação às faixas e placas. Só se perde quem realmente nunca dirigiu na vida! 
3. ÁGUA! Eles tem alguns costumes peculiares com relação à esse bem precioso. Se você for em algum estabelecimento alimentício (restaurante, bar, sorveteria...) e pedir água para beber, o garçom irá servir um copo/canecão com água e gelo. Essa água é gratuita. Não, você não tem que pagar por isso. À menos que seja específico, se pedir uma garrafa de água, ela será cobrada.
3.1 Enquanto no Brasil, lutamos para economizar cada fio de água, aqui a banda toca diferente. (É claro que isso pode e irá variar de família para família, mas no caso, falo com relação ao que tenho presenciado) Pode ter chovido durante toda a noite anterior, mas mesmo assim, quando chegar de manhã, eles irão aguar as plantas. E se você perguntar, a resposta será "Não choveu o suficiente". Eles não esbanjam a água, mas também não se matam para economizá-la. 
4. Existem muitos produtos que vendem no Brasil e nos Estados Unidos, não. E vice-versa. A PepsiCo, por exemplo, é americana. Enquanto no Brasil, temos TODDY, aqui não. A Nestle é suíça, mas famosa no mundo inteiro. No Brasil, temos o famoso Leite Ninho, aqui temos leite em pó da mesma marca, mas que não chega nem aos pés do que temos no Brasil. Da mesma forma como não temos Nescau. Iogurte natural é o mais difícil de encontrar por aqui, a grande maioria é grego ou de baunilha. Comida é o que mais faz diferença por aqui e acreditem, a lista é interminável! 
5. GERMES! As pessoas aqui tem um problema bem sério com germes. Qualquer coisa que você fizer, tem que tomar cuidado com germes. GERMES, germes, GeRmEs!!!! Para todo lado! É uma loucura. Sabemos que lavar as mãos é bastante importante, assim como toda a higiene pessoal. Mas, se tem uma coisa que eu ainda não entendi aqui é essa questão dos germes. Pois bem, eles tem todo esse cuidado com os germes, mas tomar banho que é bom.. NADA! Vai entender, né?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.
© QUASE UMA AMERICANA - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: DESIGNING DREAMS